sábado, 21 de fevereiro de 2009

Esmaltes

Com o passar do tempo, os esmaltes foram ganhando força como um assessório de extrema utilidade para as mulheres atuais. Eles acompanham as tendências no mesmo ritmo das roupas!


Aqui vocês terão um post com dicas para cuidar das unhas e as tendências das cores para este verão e inverno.


Saúde da Unha



Veja como você deve tirar a cutícula das unhas e deixar o seu esmalte durar mais tempo. E ainda, a higiene correta para alicates e espátulas.

Esmalte:
para o esmalte durar mais tempo, a dica é passar a ponta do dedo sobre a parte lixada da unha logo depois que ela for pintada.
Isso ajuda a retirar o excesso de esmalte, o principal culpado pelas pontas das unhas descascarem rapidamente. O esmalte seca mais se você tirar limpar bem o pincel do esmalte ante de aplicá-lo. Depois disso mergulhe as mãos em um pote com água bem gelada ou use um óleo secante. Quando o esmalte começa a descascar, é hora de retirá-lo e aproveitar para caprichar na hidratação da área. Dê um intervalo de pelo menos uma semana, pois as unhas precisam respirar. Deixar as unhas pintadas por mais de cinco dias pode enfraquecê-las.

Cutícula: O ideal é retirar só o excesso, pois ela forma uma barreira protetora contra a invasão de microorganismos causadores de doenças. Comece aplicando um creme específico para amolecer cutículas e, em seguida, empurre-as. Com a própria espátula, retire somente o excesso de pele. O que sobrar, retire com o alicate, mas sem eliminar toda a cutícula. Ela protege as unhas contra fungos e bactérias. Por isso, é um erro retirá-la totalmente.

Instrumentos e produtos: Mantenha todos os instrumentos (espátula e alicate) limpos e, se possível, desinfetados. Se você vai à manicure, verifique se ela desinfeta o material após utilizá-lo em cada cliente. Não tente reaproveitar esmaltes ressecados utilizando solventes, pois eles modificam sua composição química, comprometendo a qualidade do produto.

Acetona: Use acetona só uma vez por semana. Esse tipo de produto, quando usado em excesso, resseca as unhas, que se tornam frágeis e quebradiças.

Efeitos e colorações: Para tornar sua unha mais comprida, deixe uma faixa bem fininha sem pintar nas laterais. Mas o efeito tem de ser sutil, para não ficar com ar de desleixo.

Como lixar as unhas: As unhas dos pés precisam ser lixadas em formato quadrado para evitar que encravem. Nas mãos, vale também o formato redondinho, desde que a unha não fique pontuda, o que poderia fazer com que ela quebrasse com mais facilidade. O formato oval é ideal para unhas fracas, porque quebra com menos facilidade. O quadrado exige movimentos firmes e retos da lixa. Unhas redondas devem ser lixadas na diagonal. Uma vez por mês, lixe também a superfície das unhas com a parte mais fina da lixa para retirar as impurezas e as células mortas.



Sobre cores e moda



A cor dos esmaltes de unhas também segue as tendências de moda.

Empresas como a Impala correm atrás das preferências mundiais. “A Impala estuda o que está acontecendo no mundo lá fora. Nossa equipe de desenvolvimento de produtos pesquisa o mundo fashion e traz as idéias para cá”, afirma Patrícia Poeta, coordenadora do Clube da Manicure, da Impala.

A corrida pelo público antenado em moda é grande. A nova coleção da Impala, por exemplo, pode ser conferida em alguns desfiles do São Paulo Fashion Week. Dudu Bertholini foi um dos estilistas que abusou dos esmaltes na apresentação de sua grife, a Neon.

Patrícia afirma ainda que as mulheres estão sempre atrás de novidades e devem encarar o esmalte como um acessório. “Detalhes, adereços e desenhos estão cada vez mais em alta, mas devem ser usados de acordo com o perfil de cada uma. Esmaltes são acessórios e, por isso, as mulheres podem abusar na troca”, indica a coordenadora.

O verão 2009 virá cheio de cores diversificadas, surpreenderão os tons de azul, que são vestígios de inverno, e o dourado, que combinará com o bronzeado da estação.


Tonalidades Primavera/Verão


Foi-se o tempo em que se pintava as unhas uma vez por semana ou no máximo, e se ostentava aquela cor até a próxima visita à manicure.


Atualmente, os esmaltes têm o mesmo status da maquiagem: um pro dia-a-dia, um pra noite, um pra festa e um pra cada roupa.

Recentemente até a pequena Suri Cruise encantou o mundo com suas unhas pink.

Já sabe das coisas! Sucesso no último verão, o pink permanece na próxima temporada primavera/verão, e com novas tonalidades: desde as frias, quase lilases, até o néon. Roxos, vinhos e vermelhos continuam, remanescentes do inverno. E o azul reina, ousado. A ordem, segundo os make-up artists – e já nas prateleiras -, é uma só: cores. Fortes e várias.


De acordo com a make-up da Ritz Cabelo e Estética, Vivi Prado, as unhas seguem as mesmas tonalidades da maquiagem desta estação. “Cores bem fortes como o vermelho vivo, pink, laranja, azul e lilás invadem as unhas ”, conta.

E não é por isso que os esmaltes de cor escura estarão de fora. Fáceis de combinar, as cores podem ser usadas com qualquer tonalidade de roupas.

“As unhas escuras combinam com qualquer look. Você pode combinar a cor com a bolsa, com o batom, com a sombra” conta Raquel Domiciano, instrutora de manicure do Instituto Embelleze.

As cores que estão em alta são aquelas puxadas para o violeta, marrom, vermelho bordô, berinjela, além da fúcsia, bastante vibrante que serve para todos os tipos de pele. O vermelho forte não vai sair de moda. É ideal para peles morenas e orientais, pois seus reflexos quentes iluminam a pele.

Os tons escuros podem ser usados com qualquer comprimento, porém, unhas muito grande exigem maior cuidado: “Unhas grandes não estão sendo mais usadas. Isso porque as mulheres estão optando pela praticidade. Como a unha também é um acessório, fica com menos prioridade”.

O verão será bem divertido, e vai dar para brincar bastante com as unhas. “Os esmaltes brilhantes também estão com tudo: dourado, prata e cores com glitter”, diz a instrutora.

Entre os clarinhos, destaque para os tons de lilás e rosinha, que mesclam nuances de azul e rosa e combinam muito bem com peles bem claras. Essas cores também estão muito forte nas maquiagens.

A cada estação, as unhas acompanham as mudanças de tendências em cortes, cores, roupas, sapatos e acessórios. Optar pelas misturas feitas pela manicure também pode ser uma boa para deixar suas unhas moderninhas. Não esqueça dos cremes hidratantes, fundamentais para quem pinta as unhas e quer deixar as mãos sempre macias.


Tonalidades Outono/Inverno


Outono inverno é comum esta nas unhas cores fortes e marcantes, como ameixa, café, preto, e sem deixar de fora o maravilhoso vermelho sangue.

Existe ainda um certo preconceito sobre o vermelho sangue, bobagem é uma cor linda e bem provocante.

As cores de esmalte que farão parte da moda desse inverno, estão presente dentro das cores da própria estação, cores mais rústicas, e geralmente em tons escuros, cores claras são mais usadas na primavera ou no verão. Outono inverno é uma estação mais fria com ar romântico transmita isso para a cor de seu esmalte.

Esse ano pede cores fortes e dando preferência aos cremosos. Abuse das cores! Vá do vermelho, vinho, cobre, rosa queimado, marrom, até aos cinzas metálicos.

Como há tempos o esmalte deixou de ser um item básico para virar um super complemento, na hora de escolher a cor que melhor combina com você é importante buscar um contraste ou complemento da roupa.

Em ocasiões especiais, vale ousar na produção e optar por uma tonalidade especial, mas com bom-senso. Se a roupa é toda vermelha o esmalte não deve ser vermelho! Para o dia-a-dia, você pode optar por um tom, que entre em harmonia com a maioria das peças que você tem no armário. Há também as gurias que não largam mão do clarinho, o que não deixa de ser uma opção também, já que vai bem com qualquer look!


Tabela de Cores


Procurei tabela com cores de esmaltes na internet, porém o único que a tinha (e que era organizado, diga-se de passagem) era o da Risqué.

Este possui todas as cores, e os riscados em vermelho, são tendências do verão, e os em azul inverno, as duas cores, os dois.




--

Garotas, esse post deu horas de trabalho, mas valeu à pena. Descobri coisas que até eu não sabia. Esmalte é uma coisa que realmente vale investir, anda sendo a maioria das minhas aquisições, quem quiser ver os nomes certinhos é só clicar que a imagem aumenta. As cores que eu mais estou usando da risque é o Obsessão (ele é mais puxado para o violeta do que mostra a foto), o Preto Sépia e o Rebu.

Não se enganem, ainda tenho uma lista para comprar quando for para a capital, já que na minha cidade quase não tem. De outras marcas, eu recomendo o Gabriela, Lavanda e Rosa Pink da Colorama.

Desculpem o sumiço, mas parece que o ânimo de algumas garotas desapareceu e como eu sou mais alternativa em roupas e não moro em grandes metrópoles não posso ajudar muito neste caso. Mas não se preocupem, unhas e maquiagem são o meu forte e é o que eu buscarei estar sempre trazendo para vocês.


Até a próxima.


Beijos!


16 comentários:

Pamela disse...

Nossa, valeeu pelas dicas, não sabia da metade dessas coisas, mas sobre as cores de inverno e verão eu ja tinha uma idéia :D

cherry disse...

estou usando o obcessão!

esse post é tudo de bom! eu vou inclusive copiar e fazer um manualsinho pra mim!

AMEI!

Mah disse...

Valeu pelo esclaressimento.Não é tdo dia que se axa um "manual" de unhas assim.
Valeu muito a pena escrever

Alice ♥ disse...

AMEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEIIIIIIII!
principalmente a dica da linha fininha.
em toco o caso, eu sou pessima pra fazer unhas.
estou usando rose bombom com tutti frutti por cima, mas sabado vou passar dafne com atração fatal. Nuuu, minhas unhas vão poder ser vistas a 7 km de dist|ância! kk

Mayana Carvalho.♥ disse...

Depois de todas essas informações.. vou arrasar com as minhas unhas ;D

Beijos

Gabii Costa disse...

selo pra você no meu blog :D
adoroo esse blog :D

Camilla disse...

Hey! tudo bem?
Eu deixei um selo pra ti lá no meu blog *-* dá uma olhada
beijos ;** p.s.: o blog tá lindo demais *-*

ágatha disse...

Oii vc é uma das 5 indicadas dos blogs que me fazem sorrir!! corre la no meu blog e pegue ja o seu selo!! bjs flor... o blog ta d++

isabella M. disse...

amei mesmo,eu particularmente amo as cores que estão em alta no inverno,eu realmente não sabia que a unha tinha que ficar um tempo sem serem pintadas (eu costumo tirar um esmalte e passar outro no mesmo dia)
muito útil as dicas..
vou visitar sempre!

xoxo

Mari disse...

aii q blog mara gente!!gameeyyy!!muiiito util todas essas diucas eu ñ sabia de quase nada dai!! ashuashua
beiijo

~*rafasonehara disse...

amoo esmaltes *--------*

Lih disse...

Muito legal....
Seu blog é muito bom!!!!
eu amo saber sobre esmaltes, unhas e etc...
Fiz um curso de manicure e meus esmaltes estão sendo quase uma coleção, só que pra tocar violão eu não posso deixar as unhas de uma das minhas mãos creser.
Uma pena!
Obrigada por passar no meu blog.

Evelyn Oliveira disse...

Olá,
Estava passeando nos blogs da net e encontrei o seu.
Achei muito legal, adorei.
Virei seguidor, tudo bem?
Abraços e até+.

Evy

Ran Omelete disse...

Eu criei uma categoria de texto no meu blog pra falar sobre moda, mas lá é algo bem avacalhado, muito diferente daqui.

Parabéns pelo trabalho bem feito. Mas as minhas unhas eu vou continuar tratando como eu costumo fazer mesmo: podando e tirando uns bifes de vez em quando.

Até mais!

Coisasdemenina disse...

Moça tem selo pra você la no meu bloog
Quando puder passa la para buscarrr

Beiijok's

Anônimo disse...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!